Bibliotecas do SESC lançam Podcast Página Sonora

Literatura lida em voz alta. Esta parece ser a onda sonora que aproxima o leitor das margens dos textos. Muitas vezes o leitor se assemelham ao náufrago à deriva enquanto o livro figura como praia desconhecida, distante. Quando o leitor chega até a margem aciona o dispositivo narrativo (Crusoé, Gulliver, Mário Peixoto et caterva). O solo sob os pés, ou o solilóquio do narrador ou, então, o solo fértil leitor ganham o volume da onda e se propagam até nós.

As bibliotecas e, obviamente, bibliotecárias e bibliotecários da Rede SESC de bibliotecas criaram, no fim do ano que passou, o projeto de um podcast de literatura feita em Santa Catarina, o "Página Sonora" . São podcasts quinzenais que trarão e darão corpo a textos de escritores que não habitam este tempo-espaço e de escritores que estão em atividade.

Vale dizer que trata-se de não apenas um programa quinzenal, antes é o resultado de horas de pesquisa e exercício de experimentação da voz e do corpo.

Nós, ouvintes, devemos ter em mente a performance exigida e executada para cada programa. Imaginar o trabalho para selecionar um texto de autores que escreveram páginas e páginas!

Os podcasts são trabalhos que podem servir para o leitor habituado aos livros, mas é excelente para quem não conhece nada ou quase nada da produção feita nestas terras catarinas.

Cada edição pode ser ouvida em diversas plataformas e no site do SESC SC ler os textos que são produzidos para apresentar a seleção da quinzena. Este material é um presente para ouvirmos com maior conhecimento cada autor que essas vozes nos trarão a cada quinzena. Acompanhemos então!!