PMLLLB_site.jpg
PMLLLB_marcaV02.png

Começou a construção dos Planos do livro, leitura, literatura e bibliotecas (PMLLLB's) para onze municípios do Consórcio Intermunicipal do médio vale do Itajaí - CIMVI. Os PMLLLB's são políticas públicas de Estado o que significa que independente do governo partidário de cada cidade, os planos garantirão investimentos no setor. Aqueles municípios que já possuem ações que contemplem esta cadeia produtiva terão maior e melhores condições de continuidade de seus projetos. Aos municípios que por ventura não possuam ações, os planos auxiliarão legalmente a construir e fortalecer a cadeia produtiva do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Participando deste processo você entenderá que estes seguimentos movimentam também a economia de uma cidade além de contribuir para o crescimento saudável de uma sociedade que valoriza sua produção simbólica.

PMLLLB_GrupodeTrabalho.jpg

A complexidade da construção dos Planos muncipais do livro, leitura, literatura e bibliotecas convida-nos a uma organização para uma tarefa colaborativa. A questão da leitura sempre será um desafio para qualquer cidade, para qualquer gestor portanto, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) é fundamental. Esse GT será o canal de interlocução entre gestores, a Papaterra e os cidadãos que quiserem contribuir. Cada integrante do Grupo de Trabalho contribuirá com a divulgação e coleta de informações, bem como  com a identificação dos Stakeholders em torno da cadeia do livro e leitura. Os stakeholders (termo criado pelo norte americano Robert Edward Freeman nos anos 80) são todos e todas as pessoas e organizações impactadas de alguma maneira pelas ações dos Planos.

Eixos norteadores do PMLLLB

PMLLLB_Eixo1.jpg
A democratização do acesso ao livro
Exemplos:
Revitalização de bibliotecas; Implantação de novas bibliotecas; Articulação e fortalecimento de redes de bibliotecas; Conquista de novos espaços de leitura; Distribuição gratuita de livros; Incorporação de novas tecnologias.
A formação de mediadores para o incentivo à leitura
Exemplos:
Programas de capacitação; Projetos sociais de leitura; Fomento à pesquisa; Prêmios às ações de incentivo à leitura; Apoio à participação em outros prêmios.
PMLLLB_Eixo2.jpg
PMLLLB_Eixo3.jpg
A valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico
Exemplos:
Campanhas públicas de valorização da leitura; · Transformação das ações em Políticas Públicas; · Publicações.
PMLLLB_Eixo4.jpg
O desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.
Exemplos:
Campanhas públicas de valorização da leitura; · Transformação das ações em Políticas Públicas; · Publicações.

Próxima etapa : consulta pública

consultaPublica_banner.jpg

Depois da realização dos diagnósticos, o Grupo de Trabalho trará informações sobre as ações e anseios do setor e quais os caminhos a seguir com os planos. Para a elaboração de um plano com maior potência é importante ouvir o maior número possível de pessoas para democraticamente unir vozes a esta que será a política publica para escritores, livro, leitores, editores, livreiros, contadores de histórias, professores, revisores, tradutores, artistas visuais e gráficos que compõem este universo complexo e maravilhoso do livro e da leitura. A participação é fundamental. Devido a situação causada pelo Novo Corona Virus faremos uma consulta pública on line através de um formulário com intuito de coletar sugestões tendo sempre em mente os quatro eixos norteadores dos PMLLLB's.

Cronograma dos trabalhos do PMLLLB's

cronograma.png